Pode ser dita como a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica
Objeto:
O objeto da contabilidade é "o patrimônio das entidades econômico-administrativas".
Objetivo:
O objetivo é estudar e controlar o patrimônio e suas variações com a finalidade de informar dados uteis para tomada de decisões, destacando-se informações de fluxo de caixa e de despesas, que geram prejuízo ou lucro que são responsáveis pela variação do patrimônio líquido (natureza econômica) e o fluxo de caixa que visa principalmente o fluxo de caixa e capital de giro (natureza financeira).
Usuários das informações contábeis:
Podem ser pessoas físicas ou jurídicas que se interessem na avaliação da situação e do desenvolvimento da entidade. Exemplo: Fornecedores, clientes, acionistas, sócios, administradores, governo e etc.
Técnicas contábeis:
- Escrituração: registro em livros próprios de fatos administrativos
- Demonstração contábil: São relatórios técnicos que representam dados extraídos dos registros da empresa.
- Auditoria: Verificação da exatidão dos dados nas demonstrações.
- Análise de balanços: exame e interpretação dos dados nas demonstrações a fim de transforma-los em informações úteis aos usuários da contabilidade.
- Consolidação de balanço: junção das demonstrações da empresa controlada e de suas controladas para que se apresente a situação econômica e financeira como se fosse uma única empresa.
Campo aplicado:
Pode ser aplicada em todas as entidades econômico -administrativas.
Bom, por hoje é só. Se houver dúvidas sobre o assunto é só comentar que será em breve respondida.
Boa noite e obrigada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário